Sinop: Um Destino em Ascensão que Chama a Atenção Global

Publicado no dia 23 de Setembro de 2023 ás 10:10

Sinop novamente atraiu a atenção global. Neste momento, por meio de uma publicação do jornal europeu The Economist, que é uma autoridade no campo do Jornalismo, e realçou que o município se assemelha ao Texas e, aqui, o porvir parece promissor.

No seu escrito, o jornal salienta que o auge do setor agroindustrial está alterando a demografia e a cultura, colocando Sinop como o epicentro da produção de soja em Mato Grosso. "Devido ao dinheiro e aos empregos gerados pelo crescimento agrícola, não apenas para os trabalhadores rurais, mas também para os trabalhadores da construção civil e outros setores, a população de Sinop aumentou 73% nos últimos 12 anos, atingindo 200 mil habitantes", destacou o relatório.

E para acompanhar essas capacidades e o futuro promissor de Sinop, a Prefeitura investe continuamente em infraestrutura, educação e inovação, criando um ambiente favorável para startups e empresas já estabelecidas prosperarem, com o objetivo de que Sinop assuma cada vez mais um papel proeminente na economia brasileira e internacional.

"O porvir que se delineia diante de nós está cheio de oportunidades. Continuaremos investindo na nossa infraestrutura, educação e tecnologia, capacitando os nossos cidadãos para que possamos atingir todo o potencial de Sinop. Estamos empenhados em preservar a nossa cultura acolhedora e em fomentar um ambiente onde as empresas cresçam, criando empregos e prosperidade para todos", enfatizou o prefeito Roberto Dorner.

O prefeito também sublinhou que esse reconhecimento de Sinop é resultado de toda a população, que diariamente molda o destino do município. "Essa comparação com o Texas é um reflexo do espírito empreendedor, da resolução e do esforço que todos nós, como sinopenses, incorporamos na nossa rotina. A nossa cidade é um exemplo de avanço, crescimento econômico e, sobretudo, esperança".

Planejamento para estabelecer uma "base"

Entre outros fatores que sustentaram o progresso rápido de Sinop está, por exemplo, a simplificação administrativa implementada pela gestão para a criação de novas empresas. "Nós somos uma referência no país na REDESIM, na interligação para a abertura de empresas, de uma forma que o contribuinte consegue acompanhar online, iniciar uma empresa, então, essa simplificação foi um grande passo para que Sinop expedisse CNPJs de uma forma mais rápida", lembrou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Klayton Gonçalves.

Além disso, ainda existe, por exemplo, um esforço significativo para o crescimento e a consolidação de micro e pequenas empresas. "Em Sinop, temos o Centro de Atendimento Empresarial, em colaboração com o Sebrae, fornecendo consultoria, por exemplo, e auxiliando esses empresários. Também continuamos a buscar linhas de crédito, o que é substancial e auxilia a estimular a economia", ponderou.

Para o secretário, essas políticas públicas podem ser consideradas o motor propulsor do desempenho do município. "Esse crescimento substancial de Sinop é uma situação, evidentemente, considerando também a localização, com a agricultura. É uma cidade que se destaca de forma admirável, e todas essas políticas públicas contribuíram para o desenvolvimento".

Dados e estatísticas que reafirmam o futuro promissor

Os dados também evidenciam que Sinop é um modelo de referência e se diferencia em vários aspectos. O município possui, por exemplo, o quinto aeroporto mais movimentado do Centro-Oeste e o segundo de Mato Grosso, oferecendo uma infraestrutura aeroportuária completa, com as três principais companhias aéreas do Brasil.

Nos sete primeiros meses deste ano, o Aeroporto Presidente João Batista Figueiredo registrou um total de 205.105 embarques e desembarques, o que representa uma média mensal de 29.300 e um aumento de 31,94% em comparação com o mesmo período de 2022 (155.445 embarques e desembarques).

Em Sinop, a vitalidade também é evidente ao analisarmos o número de novas empresas estabelecidas. De janeiro a julho deste ano, foram contabilizados 3.828 novos registros de CNPJ, um aumento superior a 9% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com informações da plataforma Mapa de Empresas, do Governo Federal.

O mercado de trabalho também está aquecido, e os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados indicam que, entre janeiro e julho, o município apresentou um saldo positivo de 2.574 admissões em relação às demissões, com ênfase nos setores de serviços, indústria e comércio, que somam, respectivamente, 1.160, 592 e 420 contratações líquidas.

"Apesar da importância crucial da agricultura para nós, o PIB (Produto Interno Bruto) do comércio e dos serviços representa mais de 60%. Portanto, a agricultura é fundamental, é a base macroeconômica, mas Sinop também se caracteriza por um setor comercial muito sólido, o que contribui para essa alta concentração populacional por quilômetro quadrado", ressaltou o secretário.

Outro pilar do município é a frota de veículos, que já ultrapassou 155 mil unidades e registra, mensalmente, uma média de mil novos emplacamentos, de acordo com a 19ª Circunscrição Regional de Trânsito.

Sinop também já foi incluído na lista das 100 melhores cidades para negócios nos setores agroindustrial, imobiliário e educacional, em estudos conduzidos pela Urban Systems. "Tudo isso chama a atenção do mundo para Sinop e fortalece cada vez mais nossas relações internacionais",

 

 

Fonte: https://www.economist.com/the-americas/2023/09/21/

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.